O que o último trailer de Star Wars nos informa…

Antes de mais nada: se você não quer spoilers, achismos ou previsões esotéricas sobre o que pode acontecer no Star Wars Episódio VII – O Despertar da Força pare por aqui.

Se você está pronto para spoilers e especulações:

Começando pelo novo cartaz:

Pôster oficial do Episódio 7

Nele temos, além dos personagens em poses heroicas, uma belíssima estação espacial esférica. Essa seria a “Starkiller Base” ou base matadora de estrela. A existência de uma base espacial esférica é um elo entre todos os primeiros filmes das trilogias.

Luke Skywalker destrói a primeira Estrela da Morte no Episódio IV, similarmente o pequeno Anakin Skywalker destrói a central de comando dos dróides da Federação no Episódio I… O que sabemos é que a base da Primeira Ordem tem seu nome em homenagem ao nome original de Luke nos rascunhos de Guerra nas Estrelas.

O que não aparece no pôster é exatamente Luke Skywalker, que está sendo escondido ao máximo do público.

Interessante é que a diagramação dos personagens, armas e até a estação espacial formam uma figura conhecida, que o subconsciente de muito Nerd já atinou: a máscara de Darth Vader. Com certeza foi intencional, para dar uma alusão ao passado usando uma forma icônica e facilmente reconhecível pelo público.

Mas vamos ao trailer.

Ele começa com Rey procurando por sucata de valor nos destroços de um Star Destróier. Ela usa um visor de capacete de Stormtrooper com uma luz numa gabiarra louca pra, teoricamente, ver diferente espectros de luz e outras informações. Vale a pena ressaltar que tem pedaços de TIE fighter no hangar que ela faz rapel no trailer.

Na narração alguém pergunta quem ela é e ela responde ninguém. É um ótimo paralelo para Luke e Anakin, ambos também em planetas desérticos e pessoas teoricamente não importantes, mas que depois mudam o rumo da galáxia.

O trailer também mostra que Rey tem habilidades manuais em realizar consertos e fazer as gambiarras, outro paralelo entre Luke e Anakin.

 

Aparece também o planeta congelado aonde está uma base da Primeira Ordem. Um paralelo invertido com O Império Contra-Ataca aonde os rebeldes se escondem em Hoth. Mais adiante vemos a “Nova República” atacando a base e aparentemente ganhando.

Os filmes de Guerra nas Estrelas tem muito disso, fatos recorrentes/cíclicos com algumas inversões. Dá pra ver George Lucas falando disso nos extras da trilogia nova (1,2 e 3), ele fala claramente que o passado se repete e que Luke e Anakin passam por situações similares e se comportam diferentemente o que gera os resultados que fazem os filmes.

Aparentemente Finn é derrubado por um proton torpedo (possivelmente imperial) e cai em Jakku. É aí aonde o outro trailer começa, mas o mais interessante é a narração dele mesmo dizendo ter sido criado (treinado desde criança?) para fazer uma coisa, mas que ele não tem nada para o que lutar. Interessante notar também as marcas de sangue na armadura dele… foi naquele ponto onde ele decidiu desertar a Primeira Ordem.

Após ele recuperar os sentidos ele tira a roupa de Stormtrooper e vai até a vila aonde Rey está. O interessante é que a Nova Ordem vai atrás dele, não só com um grupo de Stormtroopers, mas com a trupe inteira, inclusive Kylo Ren.

Falando em Kylo Ren, ele é o próximo a aparecer. Já sabe-se que ele é fanboy do Darth Vader e que ele coleciona objetos dos Sith e até faz força, mas não é um Sith. Achei legal colocarem uma distorção de voz no personagem, enfatizando seu fascínio por Vader. Nós vemos ele prometer que irá terminar o que Vader começou. Fica no ar o que é? Dominação galática? Extermínio dos Jedis? Ser o cara mais mau do universo?

O terceiro mocinho aparece neste ponto também. Já sabíamos que Poe Dameron iria ser capturado em algum momento, e agora sabemos que será interrogado por Kylo Ren. Mais um reflexo do episódio IV aonde interrogam a Princesa Léia.

A Millenium Falcom fugindo de TIE fighters, tá vendo como repete mesmo? Agora a grande dúvida é quem estaria pilotando neste momento. Dá pra ver também que as torretas estão atirando de volta nos TIEs.

Existe não só uma grande especulação, mas também provas de que Rey vai estar no comando da nave em algum ponto. Duvida? Tá bom… olha aí:

Essa cena aparece em um dos vídeos promocionais disponíveis na internet. E pela iluminação, bate com o planeta Jakku.

E agora chegamos ao ponto mais esclarecedor do trailer. Han Solo explicando que a Força realmente existe e que não é mito ou lenda. Vale lembrar que no episódio IV o próprio solo diz que :

Hokey religions and ancient weapons are no match for a good blaster at your side, kid.

Já naquela época – 30 anos antes dos filmes atuais – os Jedis e a Força eram tidos como fantasia ou mito/lenda… Isso porque eles foram taxados como os vilões após as Guerras Clônicas e uma forte propaganda do Império foi gerada para os desmerecer. Além disso ninguém sabe que Palpatine é um usuário da força… Várias pessoas desconfiam, muitas dizem que é conto da carochinha pra impressionar os outros… A grande maioria diz que são rumores e nada mais. Apenas os conselheiros mais próximos sabiam desta verdade.

No livro Tarkin que se passa entre o episódio III e o IV, o próprio Tarkin não sabe quem Darth Vader é por baixo da máscara, mas desconfia. Já que ele e Anakin lutaram juntos nas Guerras Clônicas. Mas mesmo Tarkin não sabe que o Imperador usa a força… muito menos desconfia que ele é um Sith.

Então 45 anos depois das Guerras Clônicas, a Força, Jedis, Siths são apenas mitos para os habitantes da galáxia.

Durante essa revelação aparecem também os amiguinhos de Kylo Ren. Os chamados cavaleiros de Ren. Nos quadrinhos e livros fala-se um pouco sobre o grupo, e não significa que eles seguem Kylo Ren, mas que ele adotou o sobrenome Ren ao entrar para o grupo.

Vale a pena notar a quantidade de corpos no chão ao redor da rapeize da pesada… Eles não estão de brinks não…

Teremos pelo menos três batalhas de espaçonaves. Ren e Finn fugindo do império na Millenium Falcom em Jakku.

O combate entre a Resistência e a Primeira Ordem em um planeta com clima mais temperado. Provavelmente a Resistência atacando com os X-Wings voando rasante à agua, mas isso pode ser o contra-ataque também….

Muito provavelmente é um contra ataque, veja a cena abaixo que parece ser nos mesmos escombros. Finn, Chewie e Han são capturados e aparentemente acabaram de notar a investida dos X-Wings a distância….

E temos o combate sobre o planeta gelado (ou calota polar do mesmo planeta?):

Já sabemos que BB-8 fica no starfighter de Poe Dameron e não com a Rey… Como ele troca de mãos ainda não está bem definido…

Coisas intrigantes são o “templo” (não temos certeza) que Han Jones leva Rey e Finn; que possui diversas bandeiras, a mais proeminente sendo a Caveira de Bantha, emblema dos Mandalorianos, presente na armadura de Boba Fett. Porém entre as bandeiras está até a bandeira utilizada por Anakin Skywalker em sua corrida de podracing…

Outra é o “duelo” entre Finn e Kylo Ren… Finn está visivelmente inseguro e com medo.

E pra pirar o cabeção…. Aparentemente o Finn perde:

Mas fique gelo, que outras teorias são que o corpo caído é do Chewbacca…

E finalmente, temos a cena da Leia e o Han se abraçando… Ela está visivelmente preocupada e ele a consola. Uma teoria é que o casal está preocupado que o/a filho/filha deles está indo guerrear contra a Primeira Ordem.

 

One comment

  1. Beto says:

    Ficou massa Zitos!!!!
    Ass. Comédia

%d bloggers like this: